Pedagogia

 

Em caso de interesse ou dúvidas preencha o cadastro abaixo que entraremos em contato.

 

Cadastro de Interesse Graduação – FASAR

 

Cadastre-se
 
 
 
 
 

Curso: Pedagogia
Modalidade: Licenciatura
Critério de Ingresso: No primeiro semestre do ano.
Turno de Funcionamento: Noturno.
Regime de Matrícula: Semestral.
Tempo Mínimo para Integralização: 4,0 anos.
Tempo Máximo para Integralização: 7,0 anos

 

Sobre o curso:

 

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

 

O mercado de trabalho:

 

O mercado de trabalho para o pedagogo apresenta dois grandes espaços. O primeiro é atuar como professor de educação infantil e nas funções de administração escolar. Nesse caso, os principais empregadores são as escolas, públicas ou privadas. Nas públicas, o pedagogo é contratado por concurso, e tem havido expansão nas vagas. Secretarias estaduais e municipais de Educação em todo o país vêm abrindo concursos para funções de direção, coordenação e orientação pedagógica. A segunda possibilidade é atuar em outros tipos de espaço em que haja ação educativa, como o campo de tecnologia educacional, em que o profissional cria, analisa e avalia materiais pedagógicos. Já nesse caso, os contratantes são ONGs, institutos e cooperativas. A rede hospitalar também contrata esse profissional, para trabalhar em brinquedotecas, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de crianças doentes, e para acompanhamento pedagógico de crianças com longo tempo de internação, o que as obriga a ficar longe da escola. Há, ainda, oportunidade em grandes empresas, como Coca-Cola, Natura, Bradesco e Banco do Brasil, para atuar tanto na educação corporativa quanto em setores específicos voltados para a educação. “Outra área que ganha espaço é a de recreação e lazer em grandes resorts”, diz o professor Carlos Honório Pinheiro, do curso da Universidade Anhembi-Morumbi. “Nesses locais de trabalho, o pedagogo dá caráter educativo a brincadeiras e atividades de lazer.” Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças. Prefeituras necessitam de equipes multidisciplinares na área socioeducativa, e a presença de um pedagogo é fundamental para a criação de projetos educacionais.

 

NDE – Núcleo Docente Estruturante:

 

O Núcleo Docente Estruturante – NDE- é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Pedagogia. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Pedagogia na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente.

O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.

 

Faculdade Santa Rita

Dr. Mário Florence, 144 - Novo Horizonte - SP

CEP 14960-000 - Tel: (017) 3542 6003 - 3542 6004

E-Mail: fasar@fasar.edu.br