Gestão de Recursos Humanos

(EM BREVE – Curso em processo de autorização)

 

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Habilitação: Gestão de Recursos Humanos.
Critério de Ingresso: No primeiro semestre do ano.
Turno de Funcionamento: Noturno.
Regime de Matrícula: Semestral.
Tempo Mínimo para Integralização: 2,0 anos (4 semestres).
Tempo Máximo para Integralização: 6,0 anos (6 semestres).

 

 

Objetivos

O curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FASAR tem como objetivo geral permitir a FASAR ampliar a oferta de vagas de graduação, elevando a sua inserção no ensino superior da região de Novo Horizonte – SP. Com isso pretende-se colaborar para a formação de profissionais críticos, com capacidade de solucionar problemas e colaborar para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Pretende-se, ainda, em consonância com a Missão da FASAR formar, nesta ordem, o ser humano, cidadão(ã), o(a) profissional, responsável. Para isso, objetiva especificamente no formar profissionais com habilidade e competência para atuar em Gestão de Recursos Humanos (RH) em todos os níveis de complexidade, aproveitando a “expertise” da instituição na formação de gestores e na competência do seu corpo docente.

 

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos:

O(a) Tecnólogo(a) em Gestão de Recursos Humanos formado pela FASAR tem como campo principal de atuação profissional o universo das organizações, podendo atuar nos diferentes segmentos do campo de atuação do Gestor de Recursos Humanos como prestação de serviços e consultoria. Gestor, Consultor, Analista, Assessor no setor público e privado. Dentre as áreas de Recursos Humanos que o profissional poderá atuar estão: Recrutamento e Seleção, Departamento Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Benefícios e Áreas de Atuação, Consultoria de Recursos Humanos, Docente, dentre outras. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na FASAR tem um período de duração de 4 semestres, ou seja, 2 anos.

 

Público Alvo

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos é destinado para aqueles que concluíram o ensino médio, em qualquer faixa etária, de qualquer gênero, que possuem interesse no setor de gestão de recursos humanos em entidade pública ou privada, como proprietário ou colaborador, em níveis corporativos, de negócios ou funcionais. Para aqueles que buscam um curso superior que fomenta competências assertivas e ainda para aqueles que almejam reconhecimento e crescimento profissional.

 

O mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos é amplo, pois há no município de Novo Horizonte e região atividades econômicas variadas (agropecuária, indústrias, comércios e prestadores de serviços) que necessitam do profissional da área de gestão de recursos humanos. O universo de atuação é variado, abrangendo empresas públicas e privadas, podendo o profissional atuar ainda em instituições de todos os segmentos, com consultorias, auditorias, como docente etc. Espera-se que o egresso do curso seja um profissional capacitado a atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Este profissional deverá ser apto a promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

 

Metodologia

As metodologias de ensino utilizadas estão alinhadas com o estado da arte mundial em educação de gestão, buscando desenvolver conhecimentos, comportamentos, habilidades e atitudes inovadoras. A matriz curricular apresenta disciplinas estruturadas, que propiciam aos discentes o autoconhecimento e o desenvolvimento de suas habilidades necessárias para os Gestores e Gestoras de sucesso. Além disso, os discentes são expostos a estudos de caso e reflexão conjunta com professores altamente qualificados (especialistas, mestres e doutores) e profissionais de mercado, além da constante troca de experiências significativas e vivências por meio do desenvolvimento do protagonismo entre os participantes.

 

Competências desenvolvidas

Visão sistêmica para perceber os meios social, político, econômico e cultural e tomar decisões integradas com a realidade global; protagonismo e inconformismo positivo para superar desafios; resiliência e atitude positiva; liderança, motivação e habilidades para trabalhar em equipe; consciência de responsabilidade e justiça social, ambiental e ética; comunicação assertiva para fomentar as oportunidades e o espírito empreendedor para criar e inovar.

 

 

Faculdade Santa Rita

Dr. Mário Florence, 144 - Novo Horizonte - SP

CEP 14962-426 - Tel: (017) 3542 9080

E-Mail: fasar@fasar.edu.br