O ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – foi implantado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar os estudantes de cursos de graduação oferecidos por Instituições de Ensino Superior no Brasil (Faculdades, Centros Universitários e Universidades).
É uma prova, composta por questões de múltipla escolha (testes) e questões dissertativas, aplicada aos alunos ingressantes e aos alunos concluintes de um curso, cujo objetivo é aferir o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
O resultado do exame é divulgado pelo MEC por meio de dois indicadores, apresentados em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível: o “ENADE Conceito”, que tem por objetivo verificar o nível de conhecimento dos estudantes após a conclusão do curso (em conhecimentos gerais e, principalmente, em conhecimentos específicos) e o “IDD Conceito”, que tem por objetivo verificar o “efeito do curso” sobre os estudantes.
A implantação do IDD Conceito representa uma evolução inestimável em relação ao antigo e extinto exame aplicado pelo MEC, o famoso “PROVÃO”, já que uma das críticas mais severas em relação a ele era justamente a sua incapacidade de verificar a contribuição do curso (e, consequentemente, da Faculdade) na formação acadêmica e profissional do aluno. Por isso, no ENADE são avaliados os alunos do primeiro e do último ano, para verificar o quanto os alunos evoluíram academicamente no período em que estiveram na Faculdade.
Todos os cursos de Administração do Brasil foram submetidos ao ENADE no ano de 2006 e os resultados foram divulgados pelo MEC no dia 31 de maio de 2007. A tabela abaixo apresenta os resultados obtidos pelas Instituições de Ensino Superior da região de Novo Horizonte (curso de Administração).
INSTITUIÇÃO | ENADE Conceito (1 a 5) | IDD Conceito (1 a 5) | Desempenho dos Concluintes* |
---|---|---|---|
Faculdade Santa Rita (Novo Horizonte) | 3 | 5 | 44,9 |
Unip (Rio Preto) | 3 | 3 | 42,6 |
Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro | 3 | 3 | 42,5 |
Unorp (Rio Preto) | 3 | 3 | 41,1 |
Faculdades Dom Pedro II (Rio Preto) | 3 | 3 | 39,4 |
FAECA (Catanduva) | 3 | 2 | 39,5 |
FACITA (Itápolis) | 3 | 2 | 38,2 |
FAIMI (Mirassol) | 3 | 1 | 36,9 |
Unilago (Rio Preto) | 2 | 3 | 38,8 |
Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior | 2 | 3 | 33,0 |
Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Rio Grande (Olímpia) | 2 | 3 | 38,4 |
Faculdade Santa Giulia (Taquaritinga) | 2 | 2 | 34,0 |
Faculdade de José Bonifácio | 2 | 2 | 34,0 |
Como se pode observar, o curso de Administração da Faculdade Santa Rita obteve o melhor desempenho geral dentre todos os cursos de Administração oferecidos pelas universidades e faculdades particulares da região, não só pelo conceito máximo 5 no IDD, mas também pela maior média obtida pelos seus alunos concluintes.
A melhor média obtida na região (e que está acima da média nacional) mostra que os alunos egressos da FASAR são profissionais que possuem conhecimentos, competências e habilidades para atuarem de maneira plenamente satisfatória na sua área de formação.
O conceito máximo obtido no IDD, por sua vez, mostra que a Faculdade Santa Rita é a que mais vem contribuindo para a formação dos alunos que nela estudam.
Os dois juntos constituem-se num forte indicativo de que a Instituição caminha a passos largos para alcançar um de seus objetivos principais: se tornar um das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil.