PROUNI

 

O que é o ProUni?

É um programa do Ministério da Educação, criado em 2004 pelo Governo Federal, destinado a estudantes brasileiros de baixa renda, sem diploma de nível superior, com o objetivo oferecer bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais tecnólogos de formação específica em instituições de ensino superior privadas.

 
Como funciona o ProUni?

No site oficial do programa é necessário realizar a inscrição para solicitar a obtenção do benefício, respeitando o cronograma previamente estabelecido pelo MEC. Quando o período de inscrições é concluído, o Ministério da Educação divulga em seu site uma lista de pré-selecionados para receber a bolsa. Há, posteriormente, uma segunda chamada para agraciar remanescentes.

 
Quem pode participar do ProUni?

Apesar de ser um benefício do Governo Federal, caracterizado como uma política pública, o ProUni não é destinado para todos os tipos de pessoas, e é necessário atender a um perfil bastante específico para conseguir receber a bolsa. A renda familiar mensal máxima deve ser de um salário-mínimo e meio por pessoa. É imprescindível ainda que se tenha cursado o ENEM, pois a seleção do programa usa as notas do exame como base, exigindo uma nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento da prova e não ter zerado na redação.

 
Quais os Pré-requisitos para concorrer às bolsas do ProUni?
 
O programa se destina a candidatos que:

• Tenham cursado o Ensino completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, ou; 
• Sejam portadores de necessidades especiais (nos termos do decreto 3298 de 20/12/1999), ou; 
• Sejam professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública (apenas para candidatos aos cursos de Licenciatura e Pedagogia).

 
É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa ProUni?

O candidato não precisa prestar o vestibular nem estar matriculado na Instituição de Ensino em que pretende se inscrever, mas deverá ter feito o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Consultem no site do MEC as datas previstas para o próximo Enem.

 

Como realizar a inscrição no ProUni?

A inscrição se dá exclusivamente pelo site do MEC (siteprouni.mec.gov.br), em período divulgado previamente. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita e seu perfil socioeconômico.

 

Como proceder após ter sido pré-selecionado?

O candidato deve levar à instituição para a qual foi pré-selecionado os documentos que comprovem as informações prestadas e é de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido pelo MEC.

 

–> Documentos PROUNI

 

Faculdade Santa Rita

Dr. Mário Florence, 144 - Novo Horizonte - SP

CEP 14962-426 - Tel: (017) 3542 9080

E-Mail: fasar@fasar.edu.br