A Psicopedagogia é uma área do conhecimento da educação que vem atuando com muita
importância na construção da aprendizagem humana. Tem como objetivos principais formar
um ser mais consciente e construir uma aprendizagem mais significativa, ajudando o ser
humano a “aprender a ser”, “aprender a compartilhar” as idéias, a natureza, enfim, o mundo.
O estudo da Psicopedagogia se preocupa em questionar as características da aprendizagem
humana, ou seja, como se aprende, como é a evolução da aprendizagem, como se produz as
alterações na aprendizagem, como as reconhecê-las, preveni-las ou tratá-las. Desta forma, o
trabalho psicopedagógico pode ser preventivo (Institucional) ou clínico. Para alcançar esse
propósito, o curso oferece uma matriz curricular que possibilita aos especialistas realizarem
uma reflexão teórico-prática sobre o processo de aprendizagem, a partir de suas múltiplas
dimensões: biológica, epistemológica, humana, histórico-cultural, ética e social.
O MBA (Master of Business Administration) é um curso de pós-graduação Lato Sensu que tem como objetivo formar um profissional com: (a) capacidade de liderar; (b) capacidade de aplicar conhecimentos em circunstâncias novas e não familiares, por um entendimento conceitual de disciplinas relevantes; e, (c) capacidade de adaptar e inovar para lidar com eventos imprevistos e gerenciar ambientes em transformação.
Profissionais com diploma de curso superior que atuam nas áreas da Educação e da Saúde em
geral, como Professores, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais,
Terapeutas Ocupacionais e outros.
O curso será apresentado em linguagem prática, promovendo a discussão entre professores e
alunos, ampliando os conhecimentos e a capacidade dos alunos lidarem com as novas
demandas educacionais. As aulas são desenvolvidas através de demonstrações teóricas e
práticas, direcionadas à atuação na área de Educação Infantil. A Metodologia é centrada em:
aulas expositivas, estudos de casos, exercícios orientados, estudos dirigidos, relatos de
experiências, seminários e pesquisa de campo.
—
Quinzenalmente aos sábados das 08:00 às 17:00 h.
Alfabetização e Letramento como Processo Interativo e Multidisciplinar
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem
Contribuições da Psicanálise para a Aprendizagem
Contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia
Diagnóstico Institucional
Diagnóstico Psicopedagógico
Educação, Desenvolvimento e Psicomotricidade
Intervenção Clínica
Ludicidade e Estratégias Psicopedagógicas
Metodologia de Pesquisa
Princípios de Inclusão
Processos de Pensamento Lógico Matemático
Psicopedagogia na Educação Contemporânea
Tecnologias da Informação e Aprendizagem
Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Transtornos Evolutivos da Aprendizagem
Estágio Supervisionado
Trabalho Avançado de Conclusão de Curso (TACC)
O curso atende totalmente à Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da
Educação acrescidas das recomendações que emanam da especificidade da formação do
Psicopedagogo.
600 horas (3 semestres)
Pelo telefone (17) 3542-9080, pelo site www.fasar.edu.br ou e-mail: mba@fasar.edu.br.
Na Secretaria da FASAR – Rua Dr. Mário Florence, 144 – Jd. Aeroporto – Novo Horizonte – SP