FIES

 
O que é o Fies?

O FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior para estudantes matriculados em instituições privadas. O FIES foi criado em 1999 e, a partir de 2011, passa a funcionar com importantes mudanças que facilitam ainda mais a contratação do financiamento por parte dos estudantes.

 

Vantagens do Novo Fies (*):

• Juros zero para os estudantes com renda familiar per capita mensal familiar de até três salários-mínimos; 
• Diferentes modalidades de financiamento, que variam conforme a renda familiar do candidato; 
• Maior prazo para a quitação da graduação (até 14 anos). 
* Condições aplicáveis aos contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018.

 

Como funciona o FIES?

São abertas inscrições no início de cada semestre letivo, que o estudante deve realizar pelo site oficial do programa. As condições financeiras do candidato entrarão em análise e, caso ele consiga ser aprovado para receber o benefício, poderá dar prosseguimento ao financiamento do valor de seu curso superior.
Os juros do financiamento que o FIES oferece possuem taxas inferiores à de financiamentos comuns. Com o contrato firmado, o Governo Federal será responsável por quitar as mensalidades do curso (ou a parcela que ficou acordada no documento) enquanto o aluno se foca apenas nos estudos e em se graduar. Concluído o Ensino Superior, o estudante, agora formado, já em melhores condições de entrar no mercado de trabalho e obter renda, deverá devolver ao governo o valor que foi custeado, em parcelas mensais. O prazo máximo para que a dívida seja quitada com o governo é de 14 anos.

 

Quem pode participar do FIES?

É preciso estar matriculado em uma instituição privada de Ensino Superior que participe do programa e possua avaliação positiva pelo MEC. Além disso, como o FIES é um benefício financeiro, o estudante necessita comprovar sua renda familiar, para que o financiamento seja concedido a aqueles que realmente precisam do auxílio e não conseguiriam bancar os estudos por conta própria.
A renda familiar máxima estipulada para estar adequado a receber os benefícios do FIES é de três salários-mínimos por membro (FIES) e cinco salários-mínimos por membro (P-FIES).

 

Todos os cursos participam do FIES?

O financiamento é destinado exclusivamente a cursos presenciais de instituições privadas de Ensino Superior que possuam conceito igual ou maior a três no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

 

Como faço para me inscrever no Fies?

As inscrições são feitas pelo SisFies – Sistema Informatizado do FIES de acordo com o cronograma informado pelo FIES.

 

Passo a passo para solicitar o financiamento:

 
1.º: Inscrição no SisFies
 
O primeiro passo é acessar o site http://sisfiesaluno.mec.gov.br e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema.
Na sequência, o estudante acessa o SisFies e fará sua inscrição informando seus dados pessoais e do grupo familiar, seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.
 
2.º: Validação das informações
 
Após concluir sua inscrição no SisFIES e a Pré-seleção do FIES, o estudante deverá validar suas informações na CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, em sua instituição de ensino, no período determinado pelo SISFIES. A CPSA é a responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, conferindo tanto os dados do sistema como a documentação comprobatória apresentada.
 

–> Clique aqui e confira a Lista de Documentos FIES

 
3.º: Contratação do Financiamento
 
Após a confirmação das informações e a retirada da DRI – Documento de Regularidade de Inscrição, o estudante deverá comparecer no prazo determinado pelo SISFIES, para formalizar contratação do FIES no Agente Financeiro (Banco) que ele optou na inscrição, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal o atual Agente Financeiro do Programa onde sofrerá nova avaliação de dados.
Atenção! Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFies. No caso de o término do prazo ocorrer em final de semana ou feriado nacional, o prazo será prorrogado para o primeiro dia útil imediatamente subsequente.

 

Faculdade Santa Rita

Dr. Mário Florence, 144 - Novo Horizonte - SP

CEP 14962-426 - Tel: (017) 3542 9080

E-Mail: fasar@fasar.edu.br