ENADE – 2006

O ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – foi implantado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar os estudantes de cursos de graduação oferecidos por Instituições de Ensino Superior no Brasil (Faculdades, Centros Universitários e Universidades).

 

É uma prova, composta por questões de múltipla escolha (testes) e questões dissertativas, aplicada aos alunos ingressantes e aos alunos concluintes de um curso, cujo objetivo é aferir o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

 

O resultado do exame é divulgado pelo MEC por meio de dois indicadores, apresentados em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível: o “ENADE Conceito”, que tem por objetivo verificar o nível de conhecimento dos estudantes após a conclusão do curso (em conhecimentos gerais e, principalmente, em conhecimentos específicos) e o “IDD Conceito”, que tem por objetivo verificar o “efeito do curso” sobre os estudantes.

 

A implantação do IDD Conceito representa uma evolução inestimável em relação ao antigo e extinto exame aplicado pelo MEC, o famoso “PROVÃO”, já que uma das críticas mais severas em relação a ele era justamente a sua incapacidade de verificar a contribuição do curso (e, consequentemente, da Faculdade) na formação acadêmica e profissional do aluno. Por isso, no ENADE são avaliados os alunos do primeiro e do último ano, para verificar o quanto os alunos evoluíram academicamente no período em que estiveram na Faculdade.

 

Todos os cursos de Administração do Brasil foram submetidos ao ENADE no ano de 2006 e os resultados foram divulgados pelo MEC no dia 31 de maio de 2007. A tabela abaixo apresenta os resultados obtidos pelas Instituições de Ensino Superior da região de Novo Horizonte (curso de Administração).

 

INSTITUIÇÃO

ENADE Conceito


(1 a 5)

IDD Conceito


(1 a 5)

Desempenho dos Concluintes*

Faculdade Santa Rita
(Novo Horizonte)
3544,9
Unip
(Rio Preto)
3342,6
Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro3342,5
Unorp
(Rio Preto)
3341,1
Faculdades Dom Pedro II
(Rio Preto)
3339,4
FAECA
(Catanduva)
3239,5
FACITA
(Itápolis)
3238,2
FAIMI
(Mirassol)
3136,9
Unilago
(Rio Preto)
2338,8
Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior2333,0
Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Rio Grande
(Olímpia)
2338,4
Faculdade Santa Giulia
(Taquaritinga)
2234,0
Faculdade de José Bonifácio2234,0

Fonte: www.inep.gov.br
* Média Nacional para os cursos de Administração: 42,0.

Como se pode observar, o curso de Administração da Faculdade Santa Rita obteve o melhor desempenho geral dentre todos os cursos de Administração oferecidos pelas universidades e faculdades particulares da região, não só pelo conceito máximo 5 no IDD, mas também pela maior média obtida pelos seus alunos concluintes.

 

A melhor média obtida na região (e que está acima da média nacional) mostra que os alunos egressos da FASAR são profissionais que possuem conhecimentos, competências e habilidades para atuarem de maneira plenamente satisfatória na sua área de formação.

 

O conceito máximo obtido no IDD, por sua vez, mostra que a Faculdade Santa Rita é a que mais vem contribuindo para a formação dos alunos que nela estudam.

 

Os dois juntos constituem-se num forte indicativo de que a Instituição caminha a passos largos para alcançar um de seus objetivos principais: se tornar um das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Faculdade Santa Rita

Dr. Mário Florence, 144 - Novo Horizonte - SP

CEP 14962-426 - Tel: (017) 3542 9080

E-Mail: fasar@fasar.edu.br