Concepção do Processo Ensino Aprendizagem

A concepção pedagógica adotada pela FASAR, sob a qual estrutura-se o processo ensino-aprendizagem, é a sócio-interacionista. De acordo com esse referencial, o conhecimento é construído a partir da troca de experiências entre aluno e professor, numa relação em que considera-se o primeiro como “sujeito” de seu aprendizado e, ao segundo, atribui-se a função de “facilitador” do processo ensino-aprendizagem.

Nesse contexto, os procedimentos didático-pedagógicos adotados pelos professores devem possibilitar que o aluno passe de uma “posição passiva” para uma “posição ativa” durante as aulas. Por este motivo, na FASAR, além de aulas expositivo-dialogadas, os alunos fazem estudos de caso (estímulo à visão prática das matérias), seminários (desenvolvimento da habilidade de expressar-se em público), debates (desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento reflexivo), estudos em grupo (desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe e de gerenciar conflitos) e outras atividades que aliam teoria com prática, favorecendo assim a apreensão de conhecimentos significativos e interferindo diretamente na sua formação ético-acadêmico-profissional.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Embora cada curso possua suas peculiaridades quanto à formação profissional, estabelecidas pelas diretrizes curriculares nacionais para cada um deles, todos os cursos da FASAR, sem exceção, possuem em seus elencos curriculares um “tripé instrumental”, representado pelas disciplinas Filosofia, Metodologia Científica e Antropologia/Sociologia.

Os objetivos perseguidos por este “tripé” são de três ordens: 1. atendimento aos dois primeiros e ao último mandamento da Missão institucional (formar o homem, cidadão, responsável); 2. prover o aluno da capacidade de abstrair (filosofia), de organizar o pensamento (metodologia) e de despir-se de preconceitos (antropologia/sociologia) e 3. prepara-lo para as pesquisas acadêmicas e as posteriores etapas da pós-graduação, dentro da perspectiva da educação continuada ou permanente (desenvolver no aluno a capacidade de aprender a aprender e aprender a ensinar).

Além disso, a proposta pedagógica da Faculdade Santa Rita busca desenvolver no aluno as competências, habilidades e atitudes “genéricas” cada vez mais exigidas pela economia global ao profissional do século XXI, ou seja: ler, saber escrever um bom texto, expressar-se bem em público, usar números (pensar analiticamente) e trabalhar em equipe.

Faculdade Santa Rita

Dr. Mário Florence, 144 - Novo Horizonte - SP